quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Opto Eletrônica em recuperação judicial

.
A Opto Eletrônica, de São Carlos (SP), considerada uma das principais indústrias atuantes no setor espacial brasileiro, está em recuperação judicial. O pedido, protocolado pela própria empresa em 16 de dezembro, foi deferido pela justiça paulista na semana passada.

A informação que chegou ao conhecimento do blog é que o pedido de proteção contra credores foi precipitado por uma execução de dívida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e também por atrasos em pagamentos de contratos junto ao governo federal. Houve também problemas de gestão.

A recuperação judicial, grosso modo, nada mais é do que uma medida  para evitar a falência, sendo solicitada quando uma empresa perde a capacidade de pagar suas dívidas.

Com um faturamento que em 2009 chegou a superar R$100 milhões, sendo 40% oriundos de negócios em defesa e espaço, e mais de 450 funcionários na época, a empresa reduziu drasticamente suas operações nos últimos tempos, e hoje emprega pouco menos de 100 profissionais. Já há alguns anos que se comenta nos bastidores sobre sua possível venda ou associação com grupos nacionais ou estrangeiros, e de fato, segundo apurado, há negociações em andamento.

Além de participar de projetos de sensores óticos de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), como o CBERS e o Amazônia-1, a Opto também participa de programas das forças armadas, fornecendo dispositivos óticos e buscadores para praticamente todos os mísseis nacionais.
.

2 comentários:

Marcelo Boueri disse...

LAMENTÁVEL. PRECISAMOS DE INDUSTRIAS DE DEFESA FORTES E SAUDÁVEIS ECONOMICAMENTE !

Marcelo Boueri disse...

LAMENTÁVEL ! PRECISAMOS RECUPERÁ-LA !