terça-feira, 21 de junho de 2016

Satélite israelense para a segurança dos Jogos Rio 2016

.
Satélite de alta resolução irá reforçar segurança dos Jogos Rio 2016

Brasília, 20/06/2016 - O ministro da Defesa, Raul Jungmann, reforçou, em entrevista coletiva à imprensa nessa segunda-feira (20), que o País irá contar com um satélite de alta resolução para ser utilizado durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A declaração foi feita durante visita às instalações de organizações militares da Aeronáutica, em Brasília. Jungmann havia antecipado a informação durante viagem às áreas de operações da Ágata 11, no último fim de semana.

De origem israelense, o satélite Eros-B ficará disponível, de forma experimental, por quatro meses, realizando o reconhecimento do espaço aéreo e oferecendo auxílio para os meios de defesa aérea identificarem possíveis ameaças. [Nota do blog: em outro press release divulgado pelo Ministério da Defesa, foi citado o prazo de seis meses ao invés de quatro]

Jungmann ressaltou que o funcionamento do Eros-B irá proporcionar mais tranquilidade ao monitoramento das regiões onde os Jogos serão realizados. “Iremos contar com uma tecnologia de ponta que permitirá, em questões de minutos, deslocarmos de uma área para outra, ou, por exemplo, identificar até placa de automóveis”, declarou.

O satélite, que atualmente está em uma órbita de 520 quilômetros da terra, possui resolução de 70 cm. De acordo com a FAB, em breve, ele deverá operar a uma altitude de 450 quilômetros, o que alterará a definição de 70 para 50 cm, aumentando a capacidade de identificação. Todas as cidades-sede dos Jogos estarão cobertas pela área em que o Eros-B irá atuar.

Fonte: Ministério da Defesa

Comentário do blog: os serviços de imagem do satélite Eros-B tem sido fortemente promovidos no Brasil por sua operadora, a empresa ImageSat International, controlada pelo grupo israelense IAI. Segundo uma fonte ouvida pelo blog, o uso experimental durante os Jogos Olímpicos foi oferecido sem custo, dentro de uma estratégia de promoção do serviço para futuros projetos das forças armadas.
 .

Nenhum comentário: