segunda-feira, 19 de setembro de 2016

PerúSAT-1 em órbita

. 
O PerúSAT-1, primeiro satélite de observação do Peru foi lançado com sucesso por um foguete Vega na noite do último dia 15. A missão marcou também a primeira vez desde a sua entrada em operação comercial que o Vega, desenvolvido na Itália, lançou num único voo duas cargas úteis de clientes fora do mercado europeu - além do satélite peruano, estavam a bordo quatro satélites de observação da Terra Bella, uma empresa pertencente ao Google.

Construído em tempo recorde - menos de 24 meses, o PerúSAT-1 ocupará uma órbita baixa, a uma altitude de 695 km, tendo capacidade de produzir imagens com até 70 cm de resolução, o que o tornará o mais capaz satélite da América Latina. Suas imagens serão utilizadas para agricultura, planejamento urbano, controle de fronteiras e combate ao narcotráfico, ações em desastres naturais, entre outras finalidades.

Formalizado em contrato anunciado em abril de 2014, o programa peruano inclui ainda a construção do Centro Nacional de Operaciones de Imágenes Satelitales del Perú (CNOIS), que abrigará o segmento terrestre de controle, recepção e processamento dos dados do satélite, um amplo pacote de absorção tecnológica por meio do treinamento de engenheiros e técnicos peruanos, além do fornecimento de imagens geradas por satélites óticos e radares da constelação própria da Airbus Defence and Space.
.

Um comentário:

Unknown disse...

O Vega, tal como seria nosso VLS, é de combustivel sólido.