segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sensoriamento Remoto e Defesa

.
Encontro debate sensoriamento remoto na Amazônia

Em sua terceira edição, o Serfa propõe debate sobre o papel do sensoriamento remoto na manutenção da soberania e na preservação da Amazônia

O 3º Encontro de Usuários de Sensoriamento Remoto das Forças Armadas acontecerá em São José dos Campos-SP, entre 25 e 28 de novembro, com a participação de representantes do Ministério da Defesa e das Forças Armadas. Entre as instituições convidadas para o evento destacam-se: a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), o Departamento da Polícia Federal (DPF) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Serão também convidadas empresas que comercializam produtos e serviços na área de sensoriamento remoto com potencial de aplicação em Defesa.

O SERFA é organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) desde sua primeira edição, em 1997, e tem contribuído para a divulgação e a sinergia das atividades de sensoriamento remoto ligadas à Defesa no país.

A programação do evento inclui uma sessão de palestras e debates; um workshop voltado para a utilização do sensoriamento remoto em situações de crise; e apresentação de trabalhos em sessões orais e exposições de pôsteres.

O tema escolhido para a sessão de palestras deste ano foi “O papel do Sensoriamento Remoto na manutenção da soberania e na preservação da Região Amazônica”. Para o workshop, foi selecionado o tema “Superioridade de Informação e Gerenciamento de Ações de Combate”.

Os interessados em apresentar trabalhos deverão enviar um resumo para o endereço eletrônico: geointeligencia@ieav.cta.br. A submissão destes trabalhos deverá ser feita até o prazo final de 25 de setembro de 2008 e os primeiros autores dos trabalhos selecionados serão notificados a partir do dia 2 de outubro.

A comissão organizadora está empenhada em viabilizar a participação do maior número possível de representantes das diversas instituições envolvidas. A programação preliminar, instruções para inscrição e submissão de trabalhos e outras informações podem ser acessadas na página oficial do evento: http://www.ieav.cta.br/serfa08/.

Fonte: IEAV
.

Nenhum comentário: