terça-feira, 7 de outubro de 2008

A vez da AWFI

.
Em paralelo à concorrência para a aquisição do subsistema ACDH para o satélite de observação Amazônia 1, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) deu o primeiro passo para a licitação da carga útil principal do satélite, a câmera Advanced Wide Field Imaging (AWFI). O edital da licitação, de nº 815/2008, foi publicado hoje e tem como objeto o "desenvolvimento, projeto, fabricação e testes do Subsistema Advanced Wide Field Imaging Camera - AWFI, parte integrante da carga útil da Plataforma Multi-Missão Brasileira - PMM, a ser utilizada no satélite Amazônia 1". Em tese, a AWFI é o último subsistema mais importante do satélite ainda não licitado.

As propostas devem ser entregues às 09h00 do dia 21 de novembro, na sede do INPE, em São José dos Campos (SP). No Brasil, existem ao menos duas indústrias com larga experiência em sistemas espaciais de imageamento, inclusive do modelo objeto da licitação: a Opto Eletrônica, de São Carlos (SP), e a Equatorial Sistemas, de São José dos Campos. Ambas as empresas, em consórcio, são responsáveis pelo desenvolvimento e construção das câmeras WFI dos satélites sino-brasileiros CBERS 3 e 4.

O satélite Amazônia-1 é baseado na PMM, desenvolvida pelo INPE em conjunto com indústrias aeroespaciais nacionais. A PMM é plataforma genérica para satélites na classe de 500 kg. Com massa de 250 kg, ela provê os recursos necessários, em termos de potência, controle, comunicação e outros, para operar, em órbita, uma carga útil de até 280 kg. Além da AWFI, o Amazônia 1 também deverá contar com um câmera de origem inglesa, a RALCam-3, que produzirá imagens com resolução da superfície terrestre de cerca de 12 m e com 110 km de campo de visada.

Uma vez licitados os últimos subsistemas do Amazônia 1, restará a contratação do lançamento, previsto para 2010.
.

Nenhum comentário: