quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Teste de motor de foguete da UnB

.
Foguete desenvolvido na UnB fará teste de motor

18/02/2009 09:14:00

Será realizado, hoje, 18 de fevereiro, às 15h30, na Universidade de Brasília (UnB), o último teste do motor do foguete desenvolvido pelo professor Carlos Alberto Gurgel Vieira, do departamento de Engenharia Mecânica da UnB. O projeto “Desenvolvimento de um Motor Híbrido, com empuxo variável para foguetes de sondagem” faz parte do Programa Uniespaço, da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O teste do foguete que mede 1,80m será feito no Centro Olímpico da UnB. O ensaio será estático e registrará o desempenho e a potência propulsiva do motor. O objetivo, segundo o professor Gurgel, “é comprovar a viabilidade de tecnologia de combustível híbrido”, ou seja, quando se usam dois tipos de combustível: o líquido e o sólido. No foguete, batizado de Santos Dumont (SD-2), nome dado em homenagem ao aviador, serão usados 10kg de óxido nitroso (líquido) e 1kg de parafina (sólido).

Para avaliar o ensaio, estarão presentes o chefe de divisão e o tecnologista da divisão de propulsão espacial do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), José Bezerra Pessoa Filho e Renato Nunes.

O Programa Uniespaço

O Programa Uniespaço foi criado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em 1997. Seu objetivo é integrar o setor universitário à realização do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) para atender à demanda tecnológica do setor, no desenvolvimento de produtos e processos, análises e estudos. A idéia é formar uma base sólida de pesquisa e desenvolvimento composta por núcleos especializados capazes de executar projetos na área espacial.

São objetivos do Programa estimular e ampliar a participação de universidades e outras instituições de pesquisa no PNAE; promover projetos de pesquisas a partir de temas selecionados pelo programa, gerando produtos tangíveis e não-tangíveis podendo incluir o desenvolvimento de protótipos; aprimorar núcleos de pesquisa e desenvolvimento, capacitando-os a executar projetos de maior vulto e complexidade.

Fonte: AEB
.

Um comentário:

phobus disse...

Não podemos ficar esperando em berço esplendido ajuda de outros paises, por isso devemos ousar em investir em educação de qualidade e tecnologias de ponta, e já demonstramos que temos gente capacitada, não sendo um país de sexo, libertinagens, corrupção e “bananas” como são alguns brasileiros tratados e vistos no exterior, faltam civismo e responsabilidades na gerencia dos recursos. Temos de ter consciencia de que entre Nações existem interesses e que governos competentes por eles devem nortear seus atos em beneficio de todos.