sábado, 10 de outubro de 2009

Notícias sobre o CBERS

.
Lançamento do CBERS-1: 10 anos

Na próxima quarta-feira, 14 de outubro, comemoram-se dez anos do lançamento do primeiro Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS, sigla em inglês). O CBERS-1, segundo divulgou em nota o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) (cliquem aqui para lê-la), esteve operacional até 2003, ano em que foi lançado o CBERS-2, que deixou de operar no início deste ano.


CBERS-3: testes vácuo-térmicos

Além da notícia comemorativa dos dez anos de lançamento do CBERS-1, o INPE também divulgou hoje (09) texto sobre a conclusão do primeiro teste vácuo-térmico do CBERS-3 na nova câmara de simulação espacial do Laboratório de Integração e Testes (LIT). O teste ocorreu entre os dias 21 de setembro e 5 de outubro, mas toda a campanha levou nove meses, tendo envolvido mais de cinquenta profissionais com dedicação de cerca de 35 mil horas de trabalho.

Com este teste, a nova Câmara de Simulação Espacial LIT foi inaugurada em situação real, demonstrando a adequação de seu projeto e sua qualificação para a realização de testes de vôo em satélites de grande porte. Para conhecerem mais detalhes sobre a campanha, certamente uma das mais importantes e complexas executadas este ano pelo LIT, leiam a notícia "Concluído primeiro teste vácuo-térmico do CBERS-3 na nova câmara de simulação espacial".

Livro sobre o Programa CBERS

A propósito do Programa CBERS, mês passado foi lançado o livro "Brasil - China - 20 anos de Cooperação Espacial: CBERS - O Satélite de Parceria Estratégica", de autoria de Fabíola de Oliveira, conceituada jornalista científica e ex-assessora de imprensa do INPE. A obra é oficial, tem pouco menos de 100 páginas e foi patrocinada por entidades do Programa Espacial Brasileiro (MCT, AEB e INPE).

Em breve, será postada aqui no blog uma pequena resenha analisando o livro.
.

3 comentários:

Brazilian Space disse...

Olá Mileski!

Onde eu posso adquirir esse livro da Fabíola Oliveira?

Abs

Duda Falcão

Andre Mileski disse...

Duda, salvo engano, este livro não está a venda. Foi o MCT, INPE e AEB que o patrocinou. Eu recebi um exemplar do MCT. Abraço. André

Brazilian Space disse...

Valeu Mileski!

Uma pena, mas fazer o que?

Abraços

Duda Falcõ