sexta-feira, 23 de julho de 2010

Exercício Ícaro: teste de meios operacionais do CLA

.
Centro de Lançamento de Alcântara realiza Exercício Ícaro

22/07/2010 - 11h35

Como atividade constante da programação da Operação Fogtrein I – 2010, que acontece no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), ocorreu, no dia 21 de julho, o Exercício Ícaro, cujo objetivo é testar os meios operacionais do CLA. O exercício baseia-se no rastreio da aeronave CARAVAN C-98 que, em uma trajetória pré-determinada, leva a bordo o Simulador TT&C, responsável pela emissão de sinais por meio de uma antena adaptada na cauda da aeronave.

A frequência de realização do exercício no Centro aumenta cada vez mais, sendo realizada a cada dois meses, independente da realização de operações. Isto permite não somente o aperfeiçoamento dos recursos humanos, mas também de todos os meios operacionais, como radares de trajetografia, Telemedidas, Meteorologia, Segurança de vôo e superfície, Controle Avançado e Centro de Controle.

Fonte: CLA, via website da FAB.

Comentário: a infraestrutura dos centros de lançamento brasileiros (Barreira do Inferno e Alcântara) estão sendo modernizadas, tendo em vista os planos futuros de missões de lançamentos de foguetes de sondagem e veículos lançadores de satélites. Os sistemas de trajetografia, por exemplo, baseados em radares de origem francesa, foram modernizados pela Omnisys, empresa do grupo Thales. No caso de Alcântara, em razão da futura operação do Cyclone 4, é de se esperar que alguns sistemas, como de telemetria e controle sejam também modernizados.
.

Nenhum comentário: