quinta-feira, 1 de julho de 2010

Matéria sobre meteorologia na revista da FINEP

.
A última edição (nº 9) da revista Inovação em Pauta, editada pela FINEP, empresa do Ministério da Ciência e Tecnologia, tem uma extensa reportagem sobre como o Brasil está enfrentando as mudanças climáticas e fenômenos meteorológicos.

Como não poderia deixar de ser, o texto menciona a necessidade de um satélite meteorológico nacional, citando os diretores do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Abaixo, reproduzimos um trecho, específico sobre o satélite:

"Segundo o diretor do INMET, Antonio Divino Moura, um dos desafios do País para um avanço ainda maior da meteorologia é a falta de uma rede de radares meteorológicos, que permita a adoção de técnicas de previsão de curtíssimo prazo, assim como satélites nacionais dedicados à observação climática. A necessidade de um satélite dedicado é endossada pelo diretor do INPE, Gilberto Câmara: “Em médio prazo, o Brasil precisa ter um satélite geoestacionário próprio, para não depender de outros países”, diz. Já existe um plano do INPE para a fabricação do satélite - orçado em cerca de R$ 800 milhões - que já foi encaminhada a AEB (Agência Espacial Brasileira). “Agora é uma questão de dinheiro”, afirma Gilberto."

Para acessar a reportagem, em arquivo PDF, clique aqui.
.

Nenhum comentário: