sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Operação Barreira III: lançamento cancelado

.
CLBI cancela lançamento de Foguete

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno cancelou o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB) da Operação Barreira III, previsto para às 15h 30min, do dia 26 de agosto, devido à intensidade dos ventos, acima de 10m/s (aproximadamente 35 km), um dos critérios de segurança estabelecidos pela especificação do foguete.

Durante a Operação, o setor de meteorologia do Centro realizou várias sondagens para acompanhar a intensidade do vento com a finalidade de subsidiar o setor responsável pela segurança de voo, quanto à análise do critério do limite de intensidade do vento.

Foi observado que apesar da diminuição da intensidade do vento na janela de lançamento (período previsto na operação), houve muita oscilação nos dados da velocidade do vento. “Esta diminuição não foi constante para atender os requisitos de segurança” explica o Operador de segurança de voo do Centro.

Apesar de não ter ocorrido o lançamento do foguete os coordenadores das estações consideraram satisfatório o resultado da Operação Barreira III já que o objetivo primordial foi o treinamento dos operadores e a verificação dos meios de preparação, lançamento, rastreio, telemedidas, logística e comunicações, entre outros.

No momento, não existe data prevista para o novo lançamento deste foguete, já que a preparação de uma operação requer um novo planejamento dos operadores das equipes do Centro.

Fonte: CLBI
.

Nenhum comentário: