segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Recursos da CAF para o Arsat

.
No último dia 29, o governo argentino assinou vários acordos de financiamento com a Corporação Andina de Fomento (CAF), inclusive um relacionado ao projeto de desenvolvimento dos satélites geoestacionários Arsat, no valor de 36 milhões de dólares. A CAF é uma instituição financeira multilateral focada no desenvolvimento e integração regional dos países da Comunidade Andina e América do Sul, tendo como seus sócios os países da região, inclusive a Argentina e o Brasil.

O projeto dos satélites Arsat, de telecomunicações, está sendo conduzido pela indústria INVAP, da Argentina, com a participação de fornecedores estrangeiros, como a EADS Astrium e a Thales Alenia Space. O objetivo é desenhar e construir três satélites para a prestação de serviços de comunicações na região do Cone-Sul, projeto avaliado em 723 milhões de dólares. O primeiro satélite da série, Arsat-1, deve ser lançado ao espaço em meados de 2012, missão para a qual a Arianespace foi recentemente contratada.

Não é a primeira vez que o governo argentino toma recursos junto a um organismo multilateral para o financiamento de projetos espaciais. O programa SAOCOM, que prevê o desenvolvimento e construção de satélites de observação terrestre dotados de radares, recebeu em novembro de 2006 recursos da ordem de 50 milhões de dólares, oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
.

Nenhum comentário: