segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CLBI: Operação Barreira V

.
Ocorrerá durante o período de 17 a 21 de outubro de 2011, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), a Operação Barreira V. Essa operação, com lançamento previsto para o dia 20, às 15h00, objetiva lançar e rastrear um Foguete de Treinamento Básico - FTB, com carga útil tecnológica, sem carga útil científica, tendo como finalidade o treinamento operacional do CLBI e, ainda, a obtenção de dados para qualificação e certificação dos referidos foguetes, cumprindo as atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

A Operação Barreira V envolve direta ou indiretamente 200 servidores, entre civis e militares do CLBI. Participam da operação a Agência Espacial Brasileira (AEB), p Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), o Instituto de Fomento Industrial (IFI), o 3º Distrito Naval, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), e a AVIBRAS.

A duração do voo, que compreende da decolagem até o impacto, está estimada em 2 minutos e 45 segundos, com apogeu aproximado de 32,656 km e alcance de 17,209 km.

Fonte: CLBI, com edição do blog.
.

Nenhum comentário: