domingo, 2 de outubro de 2011

Ensaio de separação do 1º estágio do VLS

.
IAE realiza ensaios de qualificação do Sistema de Propulsão do VLS

30/09/2011

Foi realizado no último dia 29, no laboratório de Integração de Propulsores do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP), o ensaio de separação dos quatro propulsores do primeiro estágio do Veículo Lançador de Satélites (VLS). Durante um voo do veículo, esta situação ocorrerá a cerca de 32 km de altitude.

O evento foi realizado com sucesso e contou com uma equipe de 45 servidores entre técnicos e engenheiros do Instituto. Foram feitas 167 medições entre choque mecânico, vibração quase-estática, deformação, pressão, deslocamento, simetria de separação, além da cobertura fotográfica e de vídeo (HD e alta velocidade) (clique aqui para ver o vídeo).

Este ensaio tem como objetivo principal a qualificação do sistema de separação do primeiro estágio do VLS. Os dados coletados serão analisados e servirão de base para entender os fenômenos que ocorrem no veículo durante esta fase importante de voo. Entre esses fenômenos, ressalte-se a simultaneidade de ejeção dos motores, as tensões nas interfaces entre o segundo e terceiro estágio e as cargas de choque mecânicos no corpo central e nos equipamentos embarcados. Será feita também uma comparação entre os sinais adquiridos com o sistema de telemetria e o sistema de solo, procedimento importante para a qualificação do sistema de medição em voo.

Fonte: IAE, com edição do blog.
.

Nenhum comentário: