segunda-feira, 3 de outubro de 2011

EADS e Thales juntas no Sisfron e SisGAAz?

.
EADS estuda parceria por contrato de US$ 10,1 bi no Brasil

03 de outubro de 2011 • 07h19 • atualizado 08h53

O presidente-executivo da EADS, Louis Gallois, afirmou nesta segunda-feira ao Le Figaro que o grupo está aberto a uma aliança com a francesa Thales para vencer um contrato de cinco anos de vigilância de fronteira no Brasil, avaliado em 7,5 bilhões de euros (US$ 10,1 bilhões).

A EADS já tem uma joint-venture no segmento de segurança com o conglomerado brasileiro Odebrecht e está abrindo uma nova fábrica de helicópteros em Itajubá (MG). "Não descartamos nos associar à Thales para vencer este contrato", afirmou Gallois. A futura oferta pública para o contrato cobre fronteiras marítimas e terrestres, segundo o Le Figaro. A Thales não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

Fonte: Reuters, via Portal Terra.

Comentários: é a primeira vez que a EADS oficialmente fala sobre a possibilidade de uma parceria com a sua concorrente Thales visando aos projetos dos Sistemas Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), e de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), muito embora isso já fosse objeto de alguma especulação e comentários de bastidores. Desde 2010, circulam rumores de que o próprio governo francês, no escopo da parceria estratégica firmada com o Brasil em dezembro de 2008, teria indicado ao governo brasileiro o seu apoio à proposta da Cassidian (EADS) para o SisGAAz, e da Thales para o Sisfron. Uma parceria entre os dois conglomerados europeus para oportunidades no Brasil, no entanto, exigiria uma "costura" extremamente complexa e difícil, principalmente levando-se em consideração outros possíveis atores. Conveniente mencionar que os dois projetos de monitoramento e gerenciamento terão implicações na área espacial.
.

Nenhum comentário: