sexta-feira, 16 de março de 2012

FTB lançado de Alcântara

.
CLA Lança Foguete de Treinamento

16-03-2012

Foi lançado no dia 14 de março de 2012, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), um Foguete de Treinamento Básico (FTB), como objetivo da Operação Falcão I/ 2012. Essa foi a primeira operação de lançamento realizada neste ano pelo CLA.

O veículo foi lançado de Alcântara às 15h 39min pelo horário de Brasília e teve por objetivo capacitar a equipe técnica e testar os meios operacionais do CLA.

A condição climática desfavorável da região nesta época do ano foi um desafio à equipe técnica. O lançamento ocorreu em tempo nublado e foi importante para testar a robustez do Projeto Foguete de Treinamento (FOGTREIN). Conforme as informações preliminares de telemetria, o veículo seguiu dentro da margem de trajetória prevista e foi rastreado pelos radares Atlas e Adour ao longo de seus 1min e 30s de vôo. A partir da avaliação de rastreio será possível aperfeiçoar os meios operacionais com vistas aos próximos lançamentos.

Ainda estão previstas outras operações de lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB) e do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) como parte do Projeto FOGTREIN ao longo de 2012. O próximo lançamento será também de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) e está previsto para ocorrer na segunda quinzena de abril dentro das atividades da Operação Falcão II/ 2012.

Fonte: DCTA
.

Nenhum comentário: