quarta-feira, 27 de junho de 2012

MDA, do Canadá, leva a Space Systems/Loral


A companhia canadense MDA anunciou hoje (27) a aquisição da Space Systems/Loral (SS/L), dos EUA, considerada a maior fabricante de satélites comerciais de comunicações, pelo valor de 875 milhões de dólares. Já há meses, a MDA procurava uma aquisição de porte significativo no mercado norte-americano.

No campo espacial, a MDA tem forte atuação em robótica espacial, sensoriamento remoto via radar (satélites da série Radarsat) e cargas úteis de satélites geoestacionários de telecomunicações, dentre outras áreas.

No Brasil, a SS/L é responsável pela construção do satélite Star One C4, da Star One, subsidiária da Embratel. Há alguns meses, os americanos também estiveram em Brasília (DF) para conhecer melhor o projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB). A MDA, por sua vez, tem um relacionamento próximo com o programa espacial ucraniano, sendo a contratante principal de um satélite de comunicações para o governo daquele país. Num passado não muito distante, aproveitando-se da parceria espacial da Ucrânia com o Brasil em matéria de lançadores (Cyclone 4 em Alcântara), ucranianos e canadenses chegaram a fazer propostas conjuntas para o SGB.

A aquisição pode ter reflexos, que ainda precisam ser mais bem analisados, sobre a disputa industrial que se desenha para o SGB.

Um fato curioso. Em 2008, a MDA, agora compradora, foi quase adquirida pelo grupo americano ATK, por 1,3 bilhão de dólares (veja a postagem "Aquisições no setor espacial"). A oferta americana, no entanto, não foi aprovada pelo governo do Canadá, que entendeu que a operação poria em risco o programa espacial canadense.
.

Nenhum comentário: