quinta-feira, 3 de julho de 2008

Cooperação Brasil - Venezuela

.
Governos Brasileiro e Venezuelano assinam acordo de cooperação Espacial

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez assinaram recentemente, em Caracas,Venezuela, o acordo Quadro de Cooperação em Ciência e Tecnologia Espacial. O termo tem o objetivo de impulsionar, fortalecer e concretizar oportunidades de cooperação científico-tecnológica no campo da exploração e utilização do espaço externo com fins pacíficos.

Em cada país foi escolhido um órgão para os propósitos de implementação, avanço e cumprimento do acordo. No Brasil os trabalhos serão realizados pela Agência Espacial Brasileira (AEB), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Na Venezuela, a responsabilidade será da Agência Bolivariana para Atividades Espaciais (ABAE), órgão subordinado ao Ministério do Poder Popular para a Ciência e Tecnologia.

Estes órgãos devem formar um Comitê Coordenador, composto por três membros, o qual tem a responsabilidade de promover e regulamentar a instrumentação do acordo. O Comitê tem, entre outras atividades, que promover a obtenção de recursos financeiros e de informação necessárias para atender os programas e fomentar a transferência dos resultados dos projetos conjuntos.

O encontro entre Chávez e Lula faz parte das reuniões trimestrais planejadas com a finalidade de fortalecer a integração binacional. A próxima reunião ocorre em setembro próximo.

Fonte: MCT
.

Nenhum comentário: