quinta-feira, 7 de abril de 2011

Memória: Jornal "Espacial", do INPE

.
Memória do INPE: edições históricas do jornal “Espacial” na Biblioteca On-line

06/04/2011

No ano de seu cinqüentenário, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) disponibiliza na internet o acervo do jornal “Espacial”, que circulou de abril de 1972 a novembro de 1990. As edições trazem matérias sobre os projetos desenvolvidos naquela época, além de acontecimentos da área acadêmica. Para acessar, clique aqui.

No início, os leitores do jornal limitavam-se às pessoas diretamente ligadas à instituição. A primeira edição surgiu com o objetivo de atingir os bolsistas do INPE no exterior. Logo o “Espacial” tornou-se um veículo que sintetizava a vida do instituto e era distribuído para mais de 700 instituições assinantes, em aproximadamente 25 países em todo o mundo.

Temas técnicos e científicos, lançamentos de livros e o andamento dos programas eram apresentados de maneira viva e dinâmica com a colaboração da comunidade inpeana.

“O jornal ‘Espacial’, de inquestionável valor histórico, está agora disponível no Repositório Digital da Instituição, garantindo assim sua preservação e ampliando a divulgação”, comenta Marciana Leite Ribeiro, do Serviço de Informação e Documentação (SID) do INPE, uma das organizadoras do acervo na Biblioteca On-Line.

Foi digitalizada a maioria das edições dos 18 anos de vida do jornal. Os arquivos estão em formato aberto, o que permite a reprodução de seu conteúdo desde que preservados os créditos aos autores.

Doze edições (4, 24, 27, 28, 31, 33, 34, 38, 56, 74, 75 e 76) ainda estão faltando no Repositório Digital. “Pedimos a colaboração de quem tiver alguma dessas edições, por gentileza, que sejam cedidas ao SID/Memória para completar o acervo original”, solicita Marciana.

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: