domingo, 17 de fevereiro de 2013

Inauguração de estação do Glonass na UnB


A Agência Espacial Russa – Roscosmos – inaugura uma estação do Sistema de Monitoramento e Correção Diferenciada integrando o Sistema de Navegação Global por Satélite (GLONASS), na próxima terça-feira (19/2), às 11h. O evento, que contará com a presença de autoridades brasileiras e russas, será no prédio do Centro de Processamento de Dados (CPD) do Campus  Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB).

Esta estação, a primeira montada fora da Rússia, é um importante componente para a redução do erro de posicionamento do GLONASS – Sistema de Navegação Global por Satélite –, que proporciona com eficiência um serviço mundial de navegação em tempo real e serviços de tempo de atualização do posicionamento para um ilimitado número de usuários na terra, no mar, no ar e no espaço, semelhante ao Sistema Posicionamento Global (GPS). A instalação da base na UnB beneficiará pesquisas na área aeroespacial, desenvolvidas nos laboratórios de Automação e Robótica (LARA) e de Engenharia Biomédica (LAB) da universidade.

Fonte: Roscosmos

Comentário: Brasília receberá esta semana uma visita oficial de comitiva russa liderada pelo premiê Dmitri Medvedev, e possíveis anúncios de cooperação e acordos nas áreas de defesa e espaço podem acontecer.
.

Um comentário:

Marcelo Boueri disse...

Parabéns ! O Brasil precisa ampliar
suas alianças estratégicas com todas nações amigas.