sábado, 2 de fevereiro de 2013

Notícias de lançadores: a falha do Zenit 3SL


Dando continuidade à série de notícias da semana sobre lançadores (ver a postagem "Coréia do Sul e Europa: notícias de lançadores"), na última sexta-feira (01), um lançador Zenit 3SL, operado pela companhia Sea Launch a partir de uma plataforma marítima no Pacífico, falhou na tentativa de colocar em órbita o satélite Intelsat 27, de comunicações.

De acordo com as informações divulgadas, a falha teria ocorrido no primeiro estágio do foguete, 50 segundos após o seu lançamento. Especula-se que o primeiro estágio teria sido interrompido emergencialmente devido a um erro na trajetória do lançador.

Além de mais um golpe para a indústria espacial russa (esta falha segue outras recentes, em particular do foguete Proton), o insucesso também representa um duro golpe para a Sea Launch, que saiu de uma grave crise financeira em 2010 (ver "Sea Launch: uma análise", de junho de 2009) e tentava se restabelecer no mercado.

Na prática, com os problemas enfrentados pelo Proton e Zenit 3SL, atualmente o único lançador disponível comercialmente para a colocação de grandes satélites em órbita de transferência geoestacionária é o europeu Ariane 5, da Arianespace. Um importante aspecto que deve ser observado é uma provável demanda maior que a oferta para os serviços do Ariane 5, o que pode acabar resultando em atrasos em missões cujos lançamentos ainda não foram contratados.
.

Nenhum comentário: