quinta-feira, 16 de julho de 2015

CBERS 4 declarado operacional

.
O satélite sino-brasileiro CBERS 4, lançado ao espaço em dezembro do ano passado, tornou-se oficialmente operacional em 14 de julho, segundo divulgou o governo chinês, após ser submetido a diversos testes em órbita.

Ao longo deste período, foram geradas por seus quatro sensores óticos mais de 200 mil imagens, muitas delas distribuídas não apenas para o Brasil e a China, mas também para outros países em desenvolvimento. "Nós demos acesso às imagens obtidas pelo CBERS 4 para mais de 10 países em dezenvolvimento, especialmente da África, apoiando suas atividades de exploração de recursos terrestres, proteção de florestas, projetos de hidrelétricas e prevenção de desastres", disse Tian Yulong, engenheiro chefe da Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para Defesa Nacional.

"Cientistas dos dois países trabalharam juntos para desenvolver o satélite, e nós compartilhamos as tecnologias e os dados. Nós também planejamos trabalhar com o Brasil para desenvolver novas missões de meteorologia, comunicações e radar em nosso acordo de colaboração espacial", afirmou.
.

2 comentários:

Oseias Webster Valiejus disse...

André, boa tarde !
Alguma idéia de quando o INPE começará a disponiblizar as cenas no Catálogo de Imagens ?

Obrigado !

Att.
Oséias Valiejus

Oseias Webster Valiejus disse...

Boa tarde !
André, tem alguma idéia de quando o INPE disponibilizará as cenas para download no Catalogo de Imagens ?

Obrigado !