terça-feira, 22 de setembro de 2015

Brasil leva capacitação sobre Florestas Tropicais ao exterior

.
Brasil leva capacitação sobre Florestas Tropicais ao exterior

Brasília, 22 de setembro de 2015 – Dois colaboradores do Centro Regional da Amazônia (CRA), em Belém (PA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), iniciam na próxima semana mais uma edição do Curso Internacional de Monitoramento de Florestas Tropicais – metodologia Prodes na África e na Itália.

A capacitação vai até segunda-feira (28) sendo aplicada por Amelie Arquero e Luís Sadeck em Brazzaville, na República do Congo, e até 6 de outubro em Roma, na Itália, ministrada por César Diniz em Roma.

A tecnologia de monitoramento desenvolvida pelo CRA oferece seu sistema baseado em imagens de satélites a países interessados em cuidar de suas florestas. O objetivo é utilizar os resultados do monitoramento na implantação de políticas nacionais para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd) em Países em Desenvolvimento.

No treinamento os técnicos estrangeiros aprendem a utilizar o software TerraAmazon, sistema desenvolvido no CRA e utilizado no trabalho de monitoramento da Floresta Amazônica, e que estará disponível gratuitamente. O sucesso de políticas relacionadas a Redd depende da capacidade dos países em medir e comprovar a veracidade de suas informações sobre florestas, algo que o Brasil, por meio do Inpe, realiza há vários anos.

O Inpe, por intermédio do CRA, oferece capacitação técnica necessária ao monitoramento para Redd por meio de parcerias, como com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Arquero e Diniz são consultores internacionais da FAO.

Fonte: INPE, via AEB.
.

Nenhum comentário: