quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Cooperação Venezuela - México

.
A Agência Bolivariana para Atividades Espaciais (ABAE) e a Agência Espacial Mexicana (AEM) firmaram em 18 de setembro, na Cidade do México, um acordo de cooperação para intercâmbio em tecnologia espacial.

O instrumento, com escopo amplo, tem por objeto "promover a cooperação espacial, suas aplicações tecnológicas e investigação no campo do uso pacífico do espaço ultraterrestre entre as partes, em conformidade com seus ordenamentos jurídicos internos e com o direito internacional, e com base nos princípios de igualdade, respeito mútuo da soberania e reciprocidade".

De acordo com informações divulgadas pela ABAE, o intercâmbio cobrirá as áreas de pesquisa científica, formação, capacitação e intercâmbio de técnicos e pesquisadores, desenvolvimento de aplicações espaciais, gestão de recursos naturais e do meio ambiente, prevenção sísmica e gestão pública de distribuição de dados espaciais. Também farão parte da cooperação a recepção, processamento e uso de imagens de satélites existentes e futuros dos dois países, sistema de navegação por satélite, desenvolvimento conjunto de missões espaciais e gestão de estações terrenas de recepção de dados.
.

Nenhum comentário: