quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Cooperação Brasil - França

.

Delegações do Brasil e da França tratam de cooperação e projetos estratégicos

Brasília, 6/10/2016 – A cooperação entre o Brasil e a França foi pauta XI Reunião do Grupo de Trabalho Conjunto (GTC) realizado nos dias 4 e 5 deste mês, no Ministério da Defesa. Durante o encontro, os membros das delegações brasileira e francesa examinaram a possibilidade de colaboração em várias áreas: Ciência e Tecnologia, Naval, Terrestre, Espacial, entre outras.

Na abertura do evento, o subchefe de Assuntos Internacionais (SCAI), brigadeiro Jair Gomes da Costa Santos, definiu que a parceria com a França tem caráter estratégico. “Nossa aliança é de alto nível e esse compromisso se desdobra em todos os possíveis campos da Defesa. Os desafios são grandes, entretanto, os laços que unem nossos países nos motivam a empreender os esforços necessários à construção dos mais diversos entendimentos”, destacou o brigadeiro Santos.

Na ocasião, entre os vários assuntos discutidos, a delegação francesa destacou o interesse em continuar cooperando com o Brasil no Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) – que visa desenvolver a capacitação em gerenciamento de projetos na área.

“O nosso país está disponível para receber o Brasil, a fim de prosseguir com a cooperação. Estamos dispostos a colaborar nos aspectos que envolvam a implementação, gestão e operação de sistemas satelitais”, ressaltou o co-presidente interino do GTC, general engenheiro de armamento, Hubert L’Ebraly ao recordar que, em 2015, a delegação brasileira teve a oportunidade de conhecer o Comando Conjunto Espacial da França (Commandement Interarmées de L'espace - CIE).

Além dos entendimentos de cooperação, os participantes também fizeram um balanço das ações realizadas em prol da Defesa dos dois países, desde a X Reunião do GTC. Como exemplo, o Seminário de Indústria Naval, ocorrido em maio deste ano, e a continuidade da disposição do Brasil para atender o interesse da França em executar teste de enlace entre estações terrestres do Syracuse (conexão entre a França Metropolitana e a Guiana Francesa) e o Sistema de Comunicações Militares por Satélite (SISCOMIS).

A próxima Reunião do GTC está prevista para ocorrer no 2º semestre de 2017, na França.

Fonte: assessoria de imprensa do Ministério da Defesa, por Débora Sampaio.
.

Nenhum comentário: