quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Seguros para satélites no Brasil

.
Seguros para satélites ganham destaque no portfólio de Grandes Riscos do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE

Seguradora foi responsável pelo seguro dos últimos lançamentos de satélites no país

No final de 2014, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE estreou no mercado de riscos de satélites no país com um produto específico voltado à indústria aeroespacial. Desde então, os seguros voltados para o lançamento e órbita de satélites têm ganhado destaque no portfólio da seguradora.

“Essas apólices cobrem não somente a perda do satélite durante o lançamento, como também a falta da capacidade de transmissão de sinais que pode ocorrer ao longo da vida útil desses equipamentos”, explica Carlos Eduardo Polízio, diretor de Seguros Aeronáuticos do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.

A seguradora foi responsável pelo seguro de dois lançamentos de satélite em 2015 e possui vigente outras quatro apólices para satélites já em órbita. Além disso, o lançamento de mais um satélite, previsto para o fim deste ano, também será segurado pelo GRUPO.

As operações contam com importantes programas globais de resseguro, tendo como principal diferencial a experiência mundial da MAPFRE nesse segmento, por meio da MAPFRE Global Risks, empresa dedicada a desenhar programas de seguros para companhias com faturamento acima de US$ 400 milhões.

Desde 2009, a companhia participa de diversos programas de seguro para foguetes e satélites no mundo, o que evidencia a sua liderança no segmento de riscos espaciais. A MAPFRE Global Risks também participou como líder em todos os lançamentos de satélites espanhóis nos últimos anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre.

Comentários do blog: o press release acima não informa quais são os satélites segurados pelo Banco do Brasil e Mapfre, mas é provável que ao menos alguns sejam da série Amazonas, da Hispamar, joint-venture entre a espanhola Hispasat e a telecom brasileira Oi, tendo em vista que a Mapfre já segurou e segura outros satélites do grupo Hispasat, na Espanha. Alias, sobre o mercado de seguros para lançamentos e satélites, vale a leitura de recente reportagem publicada na Space News, indicando que as taxas atuais de prêmios (valores cobrados pelas seguradoras em troca das apólices) estão em níveis bastante baixos (veja "Space insurers warn that current low rates are not sustainable").
.

Nenhum comentário: