sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Matéria no "O Globo": ACS divulga nota

.
Sobre a matéria "Governo federal dá aval para construção de satélite de monitoramento das chuvas", publicada pelo jornal "O Globo" ontem (10) e reproduzida pelo blog na postagem "Avanços no Programa GPM", a binacional Alcântara Cyclone Space divulgou a seguinte nota de esclarecimento:

"Nota de esclarecimento - Reportagem de "O Globo"

O Diretor-geral da Alcântara Cyclone Space, parte brasileira, Roberto Amaral, manifestou sua estupefação diante de declaração publicada no O GLOBO de hoje (p.15), na qual se lê que "O diretor do Inpe descarta o uso dos ucranianos Cyclone 4, a partir da base de Alcântara (MA)" (para o lançamento do GPM, o novo satélite brasileiro para previsão de temporais). Segundo o diretor do INPE, "não há garantia de que o projeto tocado pela binacional Alcântara Cyclone Space (sítio de lançamento de Alcântara) esteja operacional a tempo". Ora, a fabricação do GPM está programada para 2015 (admitamos que não ocorram adiamentos) e o lançamento de qualificação do Cyclone a partir de Alcântara está marcado para o primeiro semestre de 2012. Em que se baseia o raciocínio do diretor do INPE? Simples desinformação?"

Comentário do blog: o satélite GPM deve ser baseado na Plataforma Multimissão (PMM), uma plataforma genérica para satélites na classe de 500 kg. A capacidade em órbita baixa do Cyclone 4 é cerca de 10 vezes superior à massa da PMM. Assim, para se justificar financeiramente o voo a bordo do Cyclone 4, o lançador deveria levar outras cargas úteis, numa missão com múltiplos satélites.
.

Nenhum comentário: