terça-feira, 11 de março de 2014

Cooperação Brasil - Canadá

.
BRASIL E CANADÁ FIRMAM COOPERAÇÃO PARA ÁREA ESPACIAL

Brasília, 11 de março de 2014 – A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Canadense (CSA) firmam na próxima segunda-feira (17) um programa de cooperação para a formação de profissionais e estudantes qualificados em disciplinas relacionadas ao espaço por meio do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

A assinatura do documento pelos presidentes da AEB, José Raimundo Coelho, e da CSA, Luc Brûlé, se realiza na abertura do evento “Missão Espacial Canadense ao Brasil”, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

O objetivo dessa cooperação é intensificar a colaboração entre as duas agências dentro de missões e projetos na área espacial, a fim de avançar seus conhecimentos em áreas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação no domínio espacial.

Desta forma, a cooperação prevê o intercâmbio de estudantes, pesquisadores, estagiários, engenheiros, tecnólogos, gestores e juristas, em instituições acadêmicas, científicas e industriais de alto nível, identificadas em comum acordo, assim como em programas de treinamento e estudos de graduação, especialização, doutorado e pós-doutorado.

Negócios – Da programação da Missão Espacial, que termina na terça-feira (18), constam três painéis e várias palestras, além de um encontro de negócios entre representantes de empresas do setor aeroespacial brasileiro e canadense.

O primeiro painel, mediado pelo diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Alberto Gurgel Veras, tem como tema “Aplicações de Tecnologia Espacial para o Desenvolvimento Social e Econômico”. O segundo, com a mediação de William Mackey, conselheiro da CSA, trata das “Iniciativas Conjuntas entre Brasil e Canadá para a Construção de Capacitação em Tecnologias Espaciais”. Ambas as atividades ocorrem no primeiro dia do evento.

O terceiro painel, marcado para a manhã de terça-feira (18), tem como tema “Setor Privado Espacial Brasil-Canadá para a Construção de Parcerias de Sucesso”, com mediação do diretor Técnico de Operações do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Elso Alberti Júnior, e de David McCabe, gerente geral do Grupo de Desenvolvimento da Missão.

Fonte: AEB
.

Nenhum comentário: