domingo, 30 de março de 2014

INPE e o International Charter “Space and Major Disasters”

.
INPE fornece imagens de satélites à Defesa Civil por meio do International Charter Space and Major Disasters

Quinta-feira, 27 de Março de 2014

Para apoio a ações da Defesa Civil em relação à cheia no Rio Madeira, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) analisa imagens de satélites que foram providas através do International Charter “Space and Major Disasters”, um consórcio de instituições e agências espaciais que fornece dados orbitais para gestão de desastres naturais em todo o mundo.

Para atuar no Brasil, o International Charter deve ser acionado a pedido do Ministério da Defesa ou do CENAD, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Ministério da Integração Nacional, coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que são os usuários autorizados no País.

Para prover imagens das regiões inundadas em Rondônia, o consórcio foi ativado pelo CENAD no dia 21 de março. A partir daí, como membro do Internacional Charter, o INPE passou a receber e selecionar imagens de satélites que, após análise e processamento, geram dados e informações úteis à Defesa Civil.

O primeiro dado foi gravado por radar a bordo do satélite europeu TerraSAR-X no dia 23 de março, sobre o distrito de Mutum-Paraná, no município de Porto Velho, em Rondônia.

A imagem bruta do TerraSAR-X foi disponibilizada ao INPE pela agência espacial alemã (DLR) em 25 de março e, após tratada pelos técnicos do Instituto, foi enviada ao CENAD logo no dia seguinte, 26 de março.

O produto gerado no INPE mostra inundação de 11 quilômetros na BR-364 e, ainda, que o distrito de Mutum-Paraná está totalmente alagado e isolado.

Imagem do satélite Ikonos-2 registrada em 2011 pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) permite a comparação com a imagem registrada agora pelo TerraSAR-X. Confira aqui em alta resolução.

Novas imagens serão liberadas pela equipe do INPE assim que estiverem prontas.

Outras informações sobre a ação do International Charter na cheia do Rio Madeira estão disponíveis aqui.

Consórcio

O INPE é membro do International Charter “Space and Major Disasters” desde novembro de 2011. Mesmo antes de seu ingresso formal no consórcio, no início daquele ano o Instituto analisou e forneceu à Defesa Civil imagens da região serrana do Rio de Janeiro, atingida pelas chuvas que provocaram mortes, intensas enchentes e deslizamentos.

Desde 2000, quando foi criado, o International Charter beneficiou vários países em centenas de episódios como terremotos, furacões, ciclones, inundações e incêndios, entre outros desastres naturais.

A aquisição e liberação gratuita de dados espaciais a países autorizados pelo Charter acontece em situações de emergências. Fora do consórcio, as imagens geradas pelas agências membros muitas vezes não estão disponíveis gratuitamente.

Diante de um desastre, tão logo o International Charter seja acionado, os membros mobilizam-se na aquisição prioritária de dados de satélite com foco na região atingida. Há um esforço concentrado para geração de produtos que possam auxiliar as autoridades e agentes locais, como a Defesa Civil.

Mais informações: www.disasterscharter.org

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: