sábado, 22 de março de 2014

Mais notícias sobre nanossatélites brasileiros

.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) divulgou nos últimos dias algumas notícias relacionadas aos projetos de nanossatélites brasileiros.

Segundo a AEB, na quinta-feira passada (20), foram iniciados os últimos testes do do segundo nanossatélite brasileiro e primeiro cubesat nacional, o NanosatC-Br1, em desenvolvimento pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). As atividades, que estão sendo executadas no Laboratório de Integração e Testes (LIT), em São José dos Campos (SP), prosseguirão até o dia 28. Em seguida, o artefato será levado para a Holanda, onde será submetido a testes adicionais, com posterior embarque para a Rússia, de onde será lançado por um foguete Dnepr em 19 de junho. Para mais informações sobre o cubesat, seus testes e preparativos para operação, clique aqui.

Outra notícia é a vinda ao País, a partir deste sábado (22), do engenheiro Jordi Puig-Suari, professor da Universidade Politécnica da Califórnia (Cal Poly), convidado pela AEB para fazer uma revisão crítica de alguns projetos de nanossatélites financiados com recursos da Agência. São eles o NanosatBR1, AESP-14, Projeto Serpens, ITASat, UbatubaSat e o transpônder (placa para coleta de dados), do INPE, que deve ser embarcado no ITASat. Saiba mais em "AEB traz um dos ciradores dos nanossatélites ao Brasil".
.

Nenhum comentário: