.
CPTEC/INPE lança nova versão do modelo BRAMS
Quarta-feira, 16 de Março de 2016
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) lança uma versão inovadora do BRAMS, sistema para previsão do tempo e estudos climáticos. A novidade coloca o Brasil no estado-da-arte em modelagem integrada da atmosfera, em escala regional, com um sistema genuinamente nacional e com total domínio em termos de software, dinâmica e parametrizações de processos físicos e de química.
O lançamento acontece na segunda-feira (21/3), das 9 às 12 horas, no auditório do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE, em Cachoeira Paulista.
Esta versão do BRAMS unifica os modelos usados para previsão de qualidade do ar e de tempo operacionais no CPTEC/INPE, como os sistemas CCATT e JULES. Além disso, agrega um novo modelo de superfície que habilita o BRAMS a simular realisticamente o ciclo de carbono e outros ciclos biogeoquímicos, incluindo processos antrópicos como queimadas, carvoarias e urbanização.
O BRAMS constitui hoje o modelo do CPTEC/INPE que possui o melhor conjunto de parametrizações e de funcionalidades e de maior desempenho, com indicadores quantitativos de destreza igual ou superior a modelos de outros centros internacionais.
“Outro aspecto relevante é o de ser um modelo importante para a formação de uma comunidade nacional de desenvolvedores, principalmente no âmbito da pós-graduação em meteorologia do INPE, e na formação de uma comunidade sul-americana de modelagem regional”, diz o pesquisador Saulo Freitas, do CPTEC/INPE.
Fonte: INPE
Comentário do blog: as capacidades do INPE em previsão do tempo e estudos climáticos dependem fortemente de avançada estrutura computacional, hoje atendida pelo Tupã, cuja vida útil deve expirar em 2017. Para a manutenção das capacidades já desenvolvidas, é essencial que ainda em 2016 seja iniciado um processo de compra de um novo supercomputador.
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário