terça-feira, 7 de agosto de 2012

Cooperação Brasil - Israel


Na última segunda-feira (6), uma comitiva israelense liderada pelo ministro de Ciência e Tecnologia desse país, Daniel Hershkowitz, foi recebida pelo secretário de Políticas de Informática, Virgilio Almeida, representando o ministro Marco Antonio Raupp, "em encontro que visou o aprofundamento da cooperação entre os dois países", segundo divulgou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A nota distribuída pelo MCTI também cita que um dos temas tratados foi o Programa Espacial Brasileiro, e que workshops entre as áreas técnicas dos dois países devem se reunir no futuro para aprofundar os temas, "visando o fortalecimento das relações bilaterais e a criação de uma metodologia aplicável a uma agenda conjunta".

O interesse isralense em cooperar em espaço com o Brasil, na verdade bastante dirigido por oportunidades comerciais, não é novo. O país do Oriente Médio tem um programa espacial relativamente bem desenvolvido, orientado por suas necessidades em termos de defesa. Sua indústria espacial tem se esforçado em buscar negócios no exterior, particularmente em termos de serviços em comunicações e satélites de sensoriamento remoto (a Índia e a Itália, esta em contrato anunciado no mês passado, adquiriram pequenos satélites de observação israelenses, fabricados pela Israeli Aerospace Industries - IAI).
.

Nenhum comentário: