segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Revisão crítica das redes elétricas do VLS-1


Realizada a CDR das Redes Elétricas do VSISNAV

Campo Montenegro, 31/08/2012

Neste último dia 29 de agosto foi encerrada a Revisão Crítica de Projeto (CDR) das Redes Elétricas do veículo VSISNAV, versão do VLS-1 que está sendo preparada para lançamento. A revisão em agosto foi o coroamento de um período de três meses em que houve uma pré-fase (junho), a preparação (julho) e a revisão propriamente dita. Durante este período, as equipes da Divisão de Eletrônica (AEL) e da Divisão de Sistemas Espaciais (ASE) trabalharam intensamente com a equipe de Sistemas Lançadores da MECTRON. Ao longo da revisão foram elaboradas cerca de 160 RIDs e um grande número de recomendações e correções para o aperfeiçoamento do projeto.

O Ten-Cel Duarte, Coordenador da Engenharia do Sistema VISNAV, ressaltou a importância do evento: “- Com o fim da CDR encerra-se a fase de Projeto Detalhado de toda a eletrônica embarcada no veículo, iniciando-se a fase de produção e qualificação.

Isso representa um passo significativo em direção ao lançamento do VSISNAV”.

O Eng. Yoshino, Gerente de Sistemas Lançadores da MECTRON, comentou o evento: “- Estamos bastante satisfeitos com os resultados desta CDR das Redes Elétricas do VSISNAV. A profundidade e a qualidade das análises feitas pelos especialistas do IAE, assim com o grau de comprometimento e a integração das equipes do IAE e da MECTRON nos dão a confiança de que teremos um resultado de bastante qualidade na fabricação e nos ensaios dos Modelos de Qualificação e sucesso no lançamento deste veículo”.

O Cap. Fernando, Chefe da AEL, ressaltou o empenho e comprometimento da Divisão durante a revisão: “- A Divisão de Eletrônica teve uma participação significativa na revisão e ficou evidente a qualidade do trabalho dos funcionários envolvidos e seu forte envolvimento com o tema. Eu saio desta revisão bastante satisfeito com o desempenho dos nossos profissionais”.

Na opinião do Coordenador das Redes Elétricas, Dr. Luís Loures, o momento que se inicia é de foco na qualificação do sistema: “- O fim de uma fase significa o início de outra igualmente importante. Agora devem ser produzidos os equipamentos para ensaios ambientais (vibração, térmico, vácuo, interferência e compatibilidade eletromagnética) e funcionais, além de realizados ensaios de Software-in-the-loop (SITL) na MECTRON e Hardware-in-the-loop (HITL) no IAE. Após estes ensaios, prosseguiremos com um ensaio sistêmico no Prédio de Integração de Lançadores (PIL), onde as Redes Elétricas serão testadas integradas ao “mock-up” do veículo e acopladas ao Banco de Controle”.

O próximo passo do desenvolvimento das Redes Elétricas será a qualificação e a estimativa é de que esta fase se estenda até o primeiro trimestre de 2013.

Fonte: IAE/DCTA
.

Nenhum comentário: