A contratação para a construção do Francisco Miranda, também chamado de VRSS-1 (Venezuelan Remote Sensing Satellite) ocorreu em maio de 2011, e representa o segundo satélite desenvolvido pela estatal chinesa China Great Wall Industry Corporation (CGWIC) para o governo venezuelano - o primeiro, lançado em outubro de 2008, foi o satélite de comunicações Venesat-1. O VRSS-1 também representa o primeiro satélite de observação exportado pela China, que se busca firmar como "player" nesse segmento, a exemplo do que já acontece no segmento de comunicações.
De acordo com informações creditadas pela imprensa internacional a Jorge Arreaza, ministro venezuelano da Ciência, Tecnologia e Inovação, o VRSS-1 produzirá imagens com 2,5 metros de resolução, gerando em torno de 350 imagens por dia ao longo de cinco anos. A expectativa é que a primeira imagem seja enviada à estação terrena em 10 de outubro. Seus dados serão utilizados para operações de planejamento urbano, monitoramento ambiental, de mineração ilegal e tráfico de drogas, assim como reforças a defesa nacional venezuelana, segundo divulgado pela TV estatal do país sul-americano.
A CGWIC disponibilizou um hotsite sobre a missão do VRSS-1, com informações, fotos e vídeos. Para acessá-lo, clique aqui.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário