terça-feira, 10 de dezembro de 2013

CBERS 3: análise da falha e antecipação do CBERS 4

.
Comitê analisa falhas e antecipação do lançamento do Cbers-4

Brasília 10 de Dezembro de 2013 – O comitê de coordenação do programa Cbers (JPC, em inglês) reuniu-se extraordinariamente nesta terça-feira (10), em Beijing, na China, para analisar as causas da falha ocorrida no lançamento do satélite Cbers-3 e a antecipação da data de lançamento do Cbers-4.

Além do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, participaram o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Leonel Perondi, e técnicos chineses, responsáveis pelo desenvolvimento de parte do satélite, pelo foguete Longa Marcha-4B e pelas operações de lançamento.

Segundo Braga Coelho, como ainda não há um diagnóstico preciso sobre as causas do acidente, as decisões a respeito dos aprimoramentos e eventuais reparos no lançador só serão tomadas depois do fim das investigações. Até o momento, a única informação concreta é que houve uma falha no terceiro estágio do foguete, cujas eventuais causas são tema desta investigação.

Em relação ao prazo mínimo em que o Cbers-4 poderia ser lançado, dois cenários estão sendo considerados pelos técnicos dos dois países. Em ambos, a preparação do Cbers-4, que é prevista para o final de 2015, pode ser antecipada para o final de 2014 ou maio de 2015.

Fonte: AEB
.

Nenhum comentário: