quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SGDC: contratos assinados

.

Como aguardado, foram assinados hoje (12) os contratos de fornecimento e lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), durante a visita oficial de estado do presidente François Hollande ao Brasil. Também foi firmado um memorando de entendimentos (MoU, sigla em inglês) entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Thales Alenia Space (TAS), fabricante do SGDC, relacionado à transferência de tecnologia associada à aquisição do satélite.

Abaixo, reproduzimos as notas oficiais divulgadas pela Visiona e TAS:

Visiona assina contratos com fornecedores do sistema do satélite geoestacionário brasileiro - SGDC 

A Visiona assinou hoje, 12/12, os contratos com as empresas Thales Alenia Space (TAS) e Arianespace, que concordaram em fornecer, respectivamente, o satélite e seu lançamento. O contrato com o fornecedor do satélite também prevê a transferência de tecnologia para empresas brasileiras, sob a coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB).

A contratação dos fornecedores pela Visiona foi formalizada apenas duas semanas após a assinatura do contrato com a Telebras, cliente final do sistema SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas). “Mais uma etapa fundamental do projeto foi concluída, o que nos permite dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento do sistema”, afirma Nelson Salgado, presidente da Visiona.

Com duração de 12 meses, o processo de seleção dos fornecedores baseou-se nas melhores práticas internacionais e teve como foco o atendimento dos parâmetros técnicos, operacionais e econômicos do projeto, além do requerimento de absorção e transferência de tecnologia definido pelo governo brasileiro.

Com o sistema SGDC, o Brasil pretende não só conquistar a soberania em comunicações estratégicas civis e militares, como ampliar o acesso à banda larga de Internet para todo o território nacional.

Thales Alenia Space assina contrato para fornecer Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações

Brasília, 12 de dezembro de 2013 – O Presidente e CEO do Grupo Thales, Jean-Bernard Lévy, assinou hoje o contrato entre a Thales Alenia Space (joint-venture entre Thales e Finmeccanica) e a Visiona (joint-venture entre a Embraer e a Telebrás) para fornecimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC). O executivo integra o grupo de empresários que acompanha o presidente francês François Hollande em sua visita ao país.

O contrato é fundamental para os planos de desenvolvimento espacial da Agência Espacial Brasileira e vai ao encontro dos requerimentos estratégicos do Ministério da Defesa, atendendo dois objetivos primários do país: a implantação de um sistema de comunicações via satélite seguro para o Governo Brasileiro e Forças Armadas e a implantação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), coordenado pela operadora Telebrás, para reduzir a exclusão digital do país. O SGDC integra a estratégia do Brasil para reforçar a sua independência e soberania.

“Nossa equipe está mobilizada para garantir o cumprimento de todos os nossos compromissos e assegurar a integração harmoniosa das empresas brasileiras neste importante projeto. Eu agradeço às agências governamentais francesa e italiana pelo apoio na conclusão bem-sucedida desta nova colaboração internacional”, declara Jean Loïc Galle, Presidente e CEO da Thales Alenia Space.

Com mais de 40 anos de presença no Brasil com ampla atuação nos setores militar e civil de Defesa, Segurança, Aeroespacial, Espacial e de Transportes, a Thales é líder absoluta no setor de radares de controle de tráfego aéreo. Sede da operação latino-americana, o Brasil já representa mais de 50% dos negócios da empresa na região, onde vem expandindo permanentemente suas operações e reforçando sua presença por meio de várias parcerias locais importantes.

"A Thales está muito bem posicionada nos projetos de infraestrutura e defesa do Brasil, todos fundamentais para decolar a ambição do país de crescer a sua base industrial para aumentar sua capacidade de vislumbrar mercados internacionais a partir de uma forte base doméstica. Consequentemente, a estratégia da Thales de transferir tecnologia, estabelecer uma base industrial local e desenvolver parcerias locais está 100% alinhada à política de investimento brasileira", afirma Julien Rousselet, Diretor Geral da Thales no Brasil.

Thales Alenia Space firma MoU com Agência Espacial Brasileira

Brasília, 12 de dezembro de 2013 – A Thales Alenia Space anunciou hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Agência Espacial Brasileira referente à transferência de tecnologias para o Brasil. O acordo complementa o contrato firmado entre a Thales Alenia Space e a Visiona (joint-venture entre Embraer e Telebras) para construir o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), satélite de telecomunicações de uso dual.

Os acordos de hoje marcam o primeiro passo importante na ambiciosa parceria entre a Thales Alenia Space, a Agência Espacial Brasileira e a indústria espacial brasileira. Esta cooperação ganhará corpo nos próximos meses, baseada no plano de transferência de tecnologia proposto pela Thales Alenia Space, que vai de encontro às expectativas das entidades brasileiras envolvidas. As transferências dizem respeito à telecomunicações via satélite, observação e meteorologia, além de outras áreas. Elas se darão por um período de cinco anos, em linha com os projetos espaciais planejados pelo Governo Brasileiro. Este acordo vai fornecer uma sólida base para desenvolvimentos conjuntos, assim como uma parceria estrutural de longo prazo.

"Nós estendemos o nosso agradecimento à Agência Espacial Brasileira por nos confiar esta missão. Nossa equipe já está trabalhando duro para apoiar a estratégia de desenvolvimento espacial do Brasil, que vai garantir a independência e a soberania do país no médio prazo", afirma Jean-Loïc Galle, Presidente e CEO da Thales Alenia Space.

Fontes: Visiona e Thales Alenia Space.

Nenhum comentário: