quarta-feira, 3 de agosto de 2016

INPE: 55 anos

.
Diretor saúda os 55 anos do INPE

Quarta-feira, 03 de Agosto de 2016

Criado em 3 de agosto de 1961, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é uma referência nas áreas de Meteorologia e Mudanças Climáticas, Observação da Terra, Ciências Espaciais e Atmosféricas e Engenharia Espacial. A seguir, mensagem do diretor Leonel Perondi por ocasião do aniversário:

Prezados colegas do INPE,

Há 55 anos, foi instituído o embrião do que hoje é o INPE, fruto da visão de pioneiros, tais como Aldo Vieira da Rosa e Abraão de Moraes, que já intuíam que o acesso ao espaço seria uma competência necessária para gerenciar uma nação de dimensões continentais como o Brasil. Hoje, o INPE é o principal órgão civil responsável pelo desenvolvimento das atividades espaciais no país, com a missão de contribuir para que a sociedade brasileira possa usufruir dos benefícios gerados pelo desenvolvimento do setor espacial. 

O INPE apresenta atuação nacional, contando com laboratórios, centros e unidades regionais em diferentes partes do país. O efetivo atual de recursos humanos conta com cerca de 950 servidores, 600 alunos de pós-graduação e mais de 1000 colaboradores, na forma de bolsistas de programas de capacitação institucional, estagiários, funcionários de empresas prestadoras de serviços e contratados de projetos.

A atuação do Instituto pode ser sintetizada como ocorrendo em três camadas, descritas como (a) a promoção da capacitação e autonomia nacionais na colocação de sistemas espaciais em órbita para a geração de informações e disponibilização de serviços, (b) o desenvolvimento e disponibilização da infraestrutura necessária para o rastreio e o controle de satélites em órbita e para a recepção, armazenagem e distribuição das informações ou serviços gerados e (c) a aplicação das informações geradas por sistemas espaciais para o avanço da ciência e o provimento de produtos e serviços inovadores à sociedade.

Através de seus projetos e atividades, o Instituto busca transformar conhecimento em produtos e serviços inovadores.

Demonstrando o bom desempenho do Instituto no cumprimento de sua missão, cita-se o fato de que o INPE aparece como o único Instituto da América do Sul entre as 40 instituições mais prolíficas em nível mundial na produção científica na área espacial, em levantamento publicado pela OCDE em 2014 (OCDE, The Space Economy at a Glance 2014, OECD Publishing, 2014, pag. 73.
http://www.asaspazio.it/wp-content/uploads/2014/11/The-Space-Economy-at-a-Glance-2014.pdf).

No que tange a produtos e serviços, cita-se que o INPE, no decorrer do primeiro semestre, passou a disponibilizar imagens dos quatro sensores a bordo do satélite CBERS-4, o qual, correntemente, opera em órbita sob o controle do CRC/INPE.

Nesta passagem dos 55 anos do Instituto, queremos expressar a todos os servidores e colaboradores nossos cumprimentos e felicitações pela passagem desta data, que a todos muito orgulha.

Leonel Fernando Perondi
Diretor do INPE

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: