quinta-feira, 15 de julho de 2010

Atividades do INPE em 2009 - Parte II

.
Para acessar a parte I, clique em "Atividades do INPE em 2009 - Parte I".

CBERS 3

"O satélite CBERS 3 é o primeiro dos dois novos satélites da nova geração dos satélites CBERS. Previsto para ser lançado ao espaço em 2011, as principais atividades relacionadas ao projeto em 2009 relacionam-se ao desenvolvimento e qualificação dos subsistemas e cargas úteis que compõe o satélite e a preparação de sua operação quando colocado em órbita, destacando-se: i) realização dos testes elétricos no modelo de engenharia do satélite; ii) realização do teste de balanço térmico no seu modelo térmico; iii) realização de testes dinâmicos de qualificação do subsistema estrutura e testes de vibração do painel solar; iv) elaboração da especificação e procedimentos de testes do subsistema de controle de atitude AOCC do modelo de engenharia; v) entrega pela empresa contratada do modelo de engenharia da câmera multiespectral MUX. Trata-se da primeira câmera do gênero desenvolvida e produzida no Brasil ; iv) desenvolvimento de vários equipamentos eletrônicos dos subsistemas do satélite; v) assinatura do contrato de lançamento do mesmo; vi) ampliação da rede internacional de distribuição das imagens CBERS com a operacionalização de uma estação de recebimento em Maspalomas (Espanha) e preparação para entrada em operação de outra no Egito.

A principal dificuldade encontrada no desenvolvimento do satélite em 2009 resultou de embargos feitos pelo governo americano à venda de componentes eletrônicos para utilização em equipamentos do satélite. Isto resultou na necessidade de modificações no projeto de alguns equipamentos levando a aumento de custos e atraso no cronograma de algumas atividades."

CBERS 4

"O CBERS-4 é o segundo satélite da nova geração dos satélites CBERS. Ele deve ser lançado ao espaço no final da vida operacional prevista para o CBERS-3, em 2014. Seu desenvolvimento é feito em conjunto com o CBERS-3. Esta Ação complementa a Ação 10ZK [nota do blog: CBERS 3] durante a atual fase de desenvolvimento dos satélites."

Controle de satélites, recepção, geração, armazenamento e distribuição de dados

"Esta Ação custeia uma série de atividades que permitem a manutenção e aprimoramento do sistema de solo dos satélites utilizados pelo INPE. Em 2009 destacaram-se os seguintes resultados: i) concluída a atualização da antena de 10 m de diâmetro em Cuiabá; ii) preparada a estação para receber imagens do satélite Resourcesat-1; iii) Atualizadas duas estações para receber dados do satélite NOAA 16 e uma para o satélite METOP; iv) Colocada em operação uma estação para receber dados do satélite GOES-12; v) Atualização da estação de recebimento de dados do satélite Eumetsat; vi) implantação de uma estação para monitoramento oceânico e costeiro e; vii) manutenção da disponibilidade do Centro de Controle e Rastreio de Satélites para as missões sob responsabilidade do INPE acima de 95 %."

Produtos e processos inovadores para a área espacial

"Esta Ação subsidia atividades de P&D nas Coordenadorias de Engenharia Espacial e Laboratórios Associados do INPE, onde atualmente estão em desenvolvimento diversos produtos e processos, como por exemplo: i) um simulador solar de baixo custo; ii) dispositivos opto-eletrônicos para operação no espéctro infravermelho; iii) sensores de umidade para ar e solo; iv) cerâmicas especiais para uso em equipamentos de telecomunicação; v) sensores eletroquímicos para medidas ambientais; vi) lubrificantes sólidos; vii) propulsores iônico e de plasma pulsado para satélites; viii) computador de bordo para satélites e ix) sensor de estrelas. Pesquisa aplicada é também realizada nas áreas de nanoestruturas em carbono, dispositivos microeletromecânicos, computação aplicada, implantação iônica, dentre outras."

Laboratório de Integração e Testes - LIT

"A contínua atualização tecnológica permite que o LIT (http://www.lit.inpe.br/) se mantenha como um laboratório referência para realização de testes ambientais e funcionais de satélites, infraestrutura que também é utilizada na prestação de serviços tecnológicos para a indústria nacional em geral. Entre as atividades de modernização destacam-se: a operacionalização da nova câmara vácuo-térmica com a realização do teste de balanço térmico do modelo térmico dos satélites CBERS-3&4 em setembro/outubro de 2009; obtenção de acreditações junto ao INMETRO para as áreas de vibração e térmica; instalação da Câmara Anecóica CBA1; implantação de procedimento para ensaio de detecção de partículas soltas dentro de componentes eletrônicos (PIND) e a implantação do sistema de metrologia, normalização e certificação para a área espacial.

No contexto da cooperação Brasil-Argentina no setor espacial, o LIT efetuou atividades preparatórias para realização dos testes ambientais do modelo de vôo do satélite argentino SAC-D, que ocorrerão em 2010."
.

2 comentários:

iurikorolev disse...

Tem uma coisa que eu não entendo no INPE.
Os argentinos dizem que possuem melhor tecnologia de satélites do que o Brasil por causa de uma tal de INVAP.
É uma empresinha pequena de 500 empregados que faz de tudo, até reator nuclear. Como pode, o INPE ser especializado nessa área e perder para os argentinos ?

Andre Mileski disse...

Iuri, talvez a afirmação de que a tecnologia argentina em satélites é superior à brasileira seja um pouco exagerada. Os argentinos têm uma dependência muito forte em alguns subsistemas, que são importados (EUA e Europa). Além do mais, os projetos avançaram com mais rapidez por causa do apoio americano com recursos, parcerias internacionais (com o Brasil, por exemplo, que testa todos os satélites no LIT/INPE; Itália no caso de sensores SAR - SAOCOM). De todo modo, fato é que o programa so país vizinho foi melhor estruturado do que o nosso. Eles têm focado em satélites de observação terrestre (SACs, Aquarius), e agora geoestacionários de comunicações (Arsat). Nesse quesito (telecom), estão mais avançados do que o Brasil, já que não temos projetos em tecnologia espacial nessa área. O SGB, talvez, possa envolver algo nesse sentido.