quarta-feira, 7 de julho de 2010

CBERS 2B: razões do encerramento da missão

.
No último mês de maio, reproduzimos uma notícia divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), sobre o encerramento das operações do satélite CBERS 2B, o terceiro da série do programa sino-brasileiro de recursos terrestres ("CBERS 2B encerra suas operações").

Na época, o INPE divulgou que "técnicos brasileiros e chineses tentavam restabelecer a operação normal do CBERS-2B desde março, quando verificados os primeiros problemas no satélite". Recentemente, o blog teve informações mais específicas sobre a origem dos problemas técnicos enfrentados pelo satélite sino-brasileiro.

Frequentemente, seu sistema de controle de atitude em órbita entrava em modo de emergência, em razão de uma falha no sensor de estrelas, o que impossibilitava a geração de informações corretas sobre sua posição no espaço. Além do mais, a frequência das entradas em modo de emergência descarregava prematuramente as baterias do satélite. Por estes motivos, o comitê conjunto do programa optou por encerrar definitivamente a missão.
.

2 comentários:

Frederico Liporace disse...

O sensor de estrelas não faz parte da malha de controle do CBERS 2B, logo não está relacionado diretamente com o encerramento da missão.

Anônimo disse...

E a saída técnica foi desativar? Não havia controle redundante, secundário, stand-by? Todas fases de "controles do projeto" falharam? Qual o custo disso?