domingo, 31 de julho de 2011

A entrada da Bélgica no mercado espacial

.
A Bélgica pode se tornar o mais novo país a exportar satélites de observação terrestre. Em 27 de julho, uma proposta feita por indústrias espaciais belgas foi comissionada pelo governo do Vietnã para o fornecimento de um microssatélite de observação terrestre, dentro do programa VNREDSat (Vietnam Natural Resources Environment and Disaster monitoring small Satellite).

Estudos de viabilidade para o projeto final da carga útil ótica foram iniciados e devem ser concluídos até outubro. O contrato de construção será assinado em março de 2012, por ocasião de uma missão econômica da Bélgica no Vietnã. A expectativa é que o modelo seja lançado em 2016, sendo que este será o segundo microssatélite de observação do Vietnã. Em 2010, o país asiático também adquiriu um satélite da EADS Astrium, baseado na plataforma Myriade (a mesma adotada pelo chileno SSOT), e que está atualmente em construção em Toulouse, com previsão de lançamento em 2013 ou 2014.

Segundo informações da imprensa europeia, indústrias da Bélgica recentemente fizeram propostas equivalentes de satélites de sensoriamento remoto para países no continente africano e na América Latina. Em outubro de 2009, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Centro Espacial de Liège assinaram um acordo de cooperação no campo espacial, compreendendo diversas áreas, dentre as quais observação terrestre, cargas úteis e satélites. No final de junho, a AEB divulgou notícia sobre planos de uma visita dea delegação de empresários da indústria espacial brasileira a empresas espaciais belgas, e também para a formação de recursos humanos especializados, em universidades da Bélgica, nas áreas de engenharia e aplicações espaciais.

Satélites PROBA

O modelo selecionado pelo Vietnã será baseado numa família já madura de satélites desenhados pela indústria belga. Desde o final da década de noventa, o governo da Bélgica tem apoiado o desenvolvimento do PROBA (Project for OnBoard Autonomy), projeto de família de microssatélites que envolve a participação de várias indústrias e entidades do país, como a QinetiQ Space, que atua como prime-contractor, e a Spacebel (software e segmento terrestre). O primeiro modelo PROBA, de sensoriamento remoto ótico, foi colocado em órbita em outubro de 2001, e continua em operação. Em 2009, foi lançado um segundo satélite baseado na plataforma, para missões científicas, dedicado a observações sobre os efeitos do Sol na Terra. Um terceiro modelo, chamado PROBA-V, também para observação terrestre, está em construção e deve ser lançado entre 2012 e 2013.
.

Nenhum comentário: