sexta-feira, 22 de julho de 2011

O conceito de "hosted payloads" para comunicações militares

.
Durante o III Seminário de Defesa, realizado simultaneamente à LAAD 2011, em abril, o executivo Lincoln de Oliveira, da operadora de comunicações por satélite Star One, do grupo Embratel, fez uma apresentação sobre o uso de "hosted payloads" no cenário de Defesa. Basicamente, o conceito envolve a colocação de cargas úteis de interesse embarcadas em satélites comerciais, sendo que tais cargas têm a possibilidade de acesso exclusivo a suas informações pelo cliente, cabendo ao operador do satélite as funções de telemetria e controle da plataforma. Podendo ser abrigado em satélites de órbita geoestacionária ou outras, dependendo da missão, uma carga útil embarcada pode ter aplicações em meteorologia, observação ambiental, comunicações (banda X, Ku, Ka, e outras), navegação aeronáutica em banda L, vigilância ou experimentos tecnológicos.

O conceito já é utilizado pelo Ministério da Defesa para o Sistema de Comunicações Militares por Satélite (SISCOMIS), e segundo a Star One, dentre suas várias vantagens, "hosted payloads" oferecem a minimização de riscos, custos reduzidos e menor volume de investimentos se comparado a sistemas dedicados, além de prazos mais curtos de acesso ao espaço.

Com experiência de mais de 30 anos no uso e operação de satélites, a Star One especificou, contratou e lançou com sucesso oito satélites, quatro deles contando com "hosted payloads" em banda X para o SISCOMIS, sendo que atualmente dois destas cargas úteis estão em operação pelo Ministério da Defesa. De acordo com a empresa, esta possui controle dos satélites de sua frota 100% localizado no Brasil, a partir de uma estação terrestre em Guaratiba (RJ), com capacidade para manobrá-los e intervir em seu funcionamento em caso de necessidade com total autonomia tecnológica.

Segundo apurado por Tecnologia & Defesa, existe a expectativa de que o satélite geoestacionário Star One C5, que poderá ser contratado pela operadora em 2012, disponha de um novo transponder banda X para o SISCOMIS, de forma a complementar o sistema, que tem sido altamente demandado.

Fonte: coluna "Defesa & Negócios", da revista Tecnologia & Defesa, edição nº 125.
.

Nenhum comentário: