sábado, 16 de julho de 2011

Marinha do Brasil assina contrato para SisGAAz

.
Marinha do Brasil e Atech assinam contrato para delinear o SisGAAZ

Qui, 14 de Julho de 2011 18:00

A Atech e a Marinha do Brasil (MB) firmaram no último dia 07 um contrato para delinear a arquitetura do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz). No ato de assinatura do documento, a Fundação de Aplicações de Tecnologias Críticas (Atech) esteve representada por seu presidente, Tarcísio Takashi Muta, e a MB pelo diretor de Sistemas de Armas da Marinha, vice-almirante Elis Treidles Öberg.

O SisGAAz é integrador de vários outros sistemas, com o objetivo ampliar a capacidade de monitoramento das águas jurisdicionais brasileiras e das regiões de busca e salvamento (SAR) que estão sob responsabilidade do Brasil, em cumprimento a acordos internacionais assinados pelo governo. Adicionalmente, possibilitará uma rápida reação a eventuais ameaças detectadas e identificadas, contribuindo para a proteção e a defesa dessa imensa área marítima. Trata-se de um complexo e abrangente sistema de monitoramento, controle, proteção e defesa, composto por meios operacionais da MB e por diversos tipos de sensores que integrarão redes de informação e de apoio à decisão. Toda a inteligência reunida nos vários níveis de atuação, contribuirá para a obtenção de uma acurada consciência situacional da área marítima coberta pelo SisGAAz.


Comentários: o valor do contrato firmado pela Marinha do Brasil com a Fundação Atech é de R$ 31.017.610,00, segundo publicado no Diário Oficial da União em 8 de julho. Interessante observar que, diferentemente do caso do Sisfron, quem está envolvido com a concepção do projeto básico do SisGAAz é a Fundação Atech, e não uma das empresas de seu grupo, a Atech Negócios em Tecnologias S.A. Embora possa parecer um mero detalhe contratual, este aspecto tem implicações negociais importantes, uma vez que a Atech Negócios em Tecnologias S.A. tem como uma de suas sócias, com 50% de participação, a Embraer Defesa e Segurança.

O blog Panorama Espacial tem abordado com certa frequência os projetos do Sisfron e SisGAAz, uma vez que estes contarão com segmentos espaciais ou, ao menos, exigirão a contratação de serviços oferecidos por satélites (comunicações, meteorologia, navegação e observação terrestre). No início de junho, Tecnologia & Defesa publicou um suplemento especial sobre segurança marítima (em breve, disponibilizaremos o link para acesso a sua íntegra), dando especial enfoque ao SisGAAz. Em entrevista para a coleta de informações para a elaboração de uma das reportagens, uma pessoa que acompanha os desdobramentos do projeto comentou que a Marinha considerava contar com uma constelação de satélites de órbita baixa para a recepção e transmissão de dados AIS (Automatic Identification System) de embarcações situadas na costa brasileira. Este tipo de serviço já é oferecido no mercado por algumas empresas, como a Orbcomm e a LuxSpace (OHB Systems), e existem também cargas úteis secundárias para a oferta desse serviço em alguns satélites governamentais, como o indiano Resourcesat-2, dentre outros. Apesar da intenção em se dispor de uma constelação para AIS possa parecer muito otimista, a ideia indica mais uma vez a importância que o segmento espacial terá para redes como o Sisfron e SisGAAz, integrando ainda outros sistemas, como o de controle de tráfego aéreo e defesa aérea.
.

Nenhum comentário: