domingo, 19 de outubro de 2008

Semana agitada para o IAE/CTA

.
Esta semana será movimentada para os técnicos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA).

Depois de vários adiamentos, o ensaio do propulsor de combustível sólido S 43, do 1° e 2° estágios do VLS-1 na Usina Coronel Abner, localizada dentro do CTA, em São José dos Campos (SP), está agora agendado para esta segunda-feira, 20, às 15h00. O teste estava programado para a semana passada, e antes disso, para agosto, mas problemas de conciliação de agendas de algumas das autoridades que acompanharão o ensaio levaram ao seu adiamento. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, o comandante da Aeronáutica, Brig. Juniti Saito, e o presidente da AEB, Carlos Ganem, devem acompanhar a operação.

Na terça-feira, 21, será lançado o foguete mono-estágio de origem alemã Orion, a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), dentro da chamada Operação Parelhas, que envolve além do IAE, a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), e a Agência Espacial da Alemanha (DLR). Se na terça-feira as condições meteorológicas não forem favoráveis, o lançamento pode ocorrer nos dias 22 ou 23.
.

Nenhum comentário: