.
AEB fecha acordo com CNPq para programa de formação e capacitação
18/12/2008 14:23:00
A Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram hoje (17/12) uma ação conjunta para a criação de um programa de bolsas para a área espacial.
O objetivo é restaurar as competências necessárias ao Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) por meio de ações para estímulo e valorização de profissionais, fortalecimento de equipes, treinamento e capacitação de especialistas e formação de quadros em áreas estratégicas.
O capital humano na área espacial conta, atualmente, com aproximadamente 3.100 profissionais, atuando no governo e na indústria. Esta quantidade se mostra insuficiente para cobrir as necessidades atuais e futuras do Programa Espacial. A carência de recursos humanos deve-se, principalmente, à falta de contratações para o setor governamental, impedindo a reposição de especialistas que, na maioria, já atingiram o tempo para a aposentadoria.
Na primeira etapa, serão liberados cerca de R$ 1 milhão do orçamento da AEB que será repassado para o CNPq e beneficiarão, principalmente o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto Nacional de Atividades Espaciais (Inpe).
“A idéia é que o programa seja estendido para outras instituições que trabalham no programa espacial, e para a comunidade científica e empresas”, segundo o presidente da AEB, Carlos Ganem.
A estimativa é que sejam destinados cerca de R$ 5 milhões por ano para essa iniciativa.
Intercâmbio
Em uma segunda fase, a AEB, junto a outros instituições governamentais, estuda a possibilidade de intercâmbio com outros países que fazem parte do seleto grupo com programas espaciais. Entre eles, já existem tratativas com a França, Suécia, Ucrânia e Alemanha.
Fonte: AEB
.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
tiBom, muito bom mesmo. Iniciativa atrasada é verdade, mais antes tarde no que nunca. Parabéns a AEB.
Abs
Postar um comentário