Chegou esta semana ao centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa, o satélite Amazonas 3, encomendado pela espanhola Hispasat junto a norte-americana Space Systems Loral.
O satélite de comunicações, que será operado a partir de uma posição orbital brasileira (61º Oeste) e oferecerá cobertura do continente sul-americano em bandas C e Ku, deve ser lançado ao espaço em 7 de fevereiro. A missão ficará a cargo do do foguete europeu Ariane 5, em sua primeira missão de 2013, de um total de seis planejadas.
Amazonas 4A
Enquanto ocorrem os preparativos para o voo do Amazonas 3, a construção do Amazonas 4A, outro satélite da Hispasat, a cargo da Orbital Sciences Corporation, avança. Seu lançamento está previsto para 2014, devendo operar na mesma posição orbital do Amazonas 3.
Em 10 de janeiro, a Hispasat anunciou a contratação do grupo espanhol Indra para o desenvolvimento e fabricação do segmento terreno para a operação e controle do Amazonas 4A. No Brasil, a Hispasat opera principalmente por meio da Hispamar Satélites, que tem como sócio o grupo brasileiro de comunicações Oi.
A Hispamar dispõe de uma estação terrena de controle e telemetria em Guaratiba, no Rio de Janeiro, de onde opera os satélites que ocupam posições orbitais nacionais.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário