quinta-feira, 14 de março de 2013

CLBI: FTB lançado com sucesso


BARREIRA DO INFERNO INICIA OPERAÇÕES DE LANÇAMENTO COM SUCESSO

Brasília, 13 de março de 2013 - O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN), lançou, às 15h, do dia 13 de março, um Foguete de Treinamento Básico (FTB). O lançamento faz parte da Operação Barreira IX – a primeira do ano.

O voo ocorreu exatamente como esperado. Sua duração foi de 2 minutos e 45 segundos. O foguete alcançou 17 km e teve apogeu de 32 km. Ao todo,  648 servidores do CLBI foram envolvidos na operação.

“O lançamento foi um sucesso. Os parâmetros de lançamento foram alcançados e já estamos prontos para as próximas missões previstas em nosso calendário operacional.”, afirmou Claudio Silva Braga, coordenador de geral da operação.

O objetivo da operação é manter a capacitação dos recursos humanos e os meios operacionais, além de obter a qualificação e a certificação do foguete, cumprindo as metas do Programa Nacional de Atividades Espaciais.

Também participam da Operação Barreira IX: Agência Espacial Brasileira (AEB), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Instituto de Fomento Industrial (IFI), 3º Distrito Naval, Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e AVIBRAS.

Fonte: CLBI
.

Nenhum comentário: