terça-feira, 19 de março de 2013

Pléiades 1B e Spot 6 operacionais



Astrium: lançamento operacional e comercial da constelação completa de satélites Pléiades

* A Astrium anuncia que os satélites Pléiades 1B e SPOT 6 já estão operando, após validação em órbita
* A Astrium Services é agora a única operadora do mundo capaz de oferecer imagens de altíssima resolução de qualquer ponto do globo tomadas por uma constelação de satélites idênticos com atualização diária
* Junto com o SPOT 6 e o SPOT 7, este último que será lançado em breve, os satélites Pléiades formam uma constelação dual  que oferece uma performance complementar em termos de tamanho e resolução de imagem

19 de março de 2013 - A Astrium, empresa líder de tecnologia espacial na Europa, anunciou o lançamento operacional e comercial da constelação completa Pléiades como também do SPOT 6, após o sucesso dos testes de qualificação em órbita dos satélites Pléiades 1B e SPOT 6.

“A Astrium Services vai comercializar agora imagens produzidas pelos satélites gêmeos Pléiades 1A e 1B, que já começaram a operar como uma constelação completa”, declarou Evert Dudok, CEO da Astrium Services. “Essa configuração - a única desse tipo no mundo - oferece revisitas diárias de altíssima resolução e garante uma imagem de qualquer ponto do planeta em menos de 24 horas, além de monitoramento diário de qualquer lugar do globo e cobertura duas vezes maior”.

É esta capacidade de revisita diária que faz os serviços de geoinformação um confiável componente para processos de decisão econômicos e estratégicos, oferecendo aos clientes da Astrium Services várias vantagens: acesso mais rápido a imagens (as zonas de guerra ou crise e áreas afetadas por catástrofes naturais podem ser visualizadas em algumas horas, seja qual for a região do planeta); fornecimento de imagens a intervalos regulares, possibilitando, por exemplo, o monitoramento diário de atividades em um local específico (acompanhamento do avanço de obras de engenharia civil, vigilância de zonas militares, industriais ou de mineração, etc.); fornecimento de um número de imagens duas vezes maior (adquiridas com o dobro de velocidade e o dobro de chances de produzir imagens sem nuvens, criando a configuração ideal para o mapeamento de áreas de grande extensão).

Coletada entre 15 e 21 de fevereiro de 2013, esta série de imagens do porto de Suez, no Egito, ilustra perfeitamente o potencial de revisita diária da constelação Pléiades. As imagens mostram as atividades do porto, em particular o movimento de balsas e navios comerciais na entrada do canal. Todas essas imagens estão disponíveis no formato jpeg ou animação, no site ftp://ftp.astrium-geo.com/satellite_2013/

Pléiades 1A e 1B são os primeiros satélites europeus de altíssima resolução para observação da Terra. Posicionados a 180° um do outro, eles giram na mesma órbita quase polar e heliossíncrona, a 695 quilômetros de altitude. Eles oferecem um desempenho excepcional para o setor civil: produtos com resolução de 50 cm em um raio de visão de 20 km e excelente flexibilidade (possibilidade de ser rapidamente apontado), possibilitando vários modos de aquisição (estéreo, mosaico, corredor, alvo). Graças à sua inigualável capacidade de aquisição, de 900 imagens por dia, estes satélites também oferecem vantagens operacionais significativas para os usuários.

A constelação SPOT 6 e SPOT 7 vai operar em conjunto com os satélites Pléiades e oferecerá dados com resolução de 1,5 m em faixas de cobertura maiores (60 km) para o mapeamento de vastas regiões. As constelações Pléiades (1A e 1B) e SPOT 6 e 7 serão posicionadas em pontos equidistantes na mesma órbita em torno da Terra, fazendo da Astrium Services a primeira operadora do mundo capaz de oferecer uma gama completa de dados de observação da Terra com diferentes níveis de resolução (entre média e altíssima). Isso significa que, a partir de agora, todos os pontos do globo terrestre poderão ser visualizados em alta e altíssima resolução, diariamente.

Fonte: Astrium
.

Nenhum comentário: