quarta-feira, 28 de outubro de 2015

CLBI: 50 anos

.
CLBI completa 50 anos e comemora três mil lançamentos espaciais

Brasília, 28 de outubro de 2015 – O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), responsável, junto com o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, pelo lançamento e rastreio de engenhos espaciais no Brasil, completou 50 anos no último dia 12.

Nesse período, a unidade, localizada em Parnamirim (RN), serviu como base para o lançamento de aproximadamente três mil foguetes e rastreio de mais de 200 veículos espaciais lançados a partir da Guiana Francesa, entre eles os foguetes Ariane, Soyuz e Vega.

Para marcar o jubileu de ouro, o CLBI recebeu, na sexta-feira (23), a medalha Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), comenda concedida a pessoas e instituições que prestam serviços relevantes à sociedade brasileira e à Aeronáutica.

Segundo o diretor do CLBI, coronel Maurício Lima de Alcântara, a unidade está remanejando sua estrutura para englobar atividades nas áreas acadêmicas voltadas ao conhecimento do espaço e do clima.

Por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Centro tem sediado diversos eventos científicos nos últimos anos. O mais recente, o 6º Simpósio Internacional de Climatologia, reuniu mais de 100 participantes para debater as vulnerabilidades climáticas e suas consequências para o Brasil e o mundo. No último dia, os pesquisadores acompanharam o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB)

“O CLBI tem direcionado seus esforços e projetos não só aos lançamentos, mas a ações de comprometimento social e educacional”, afirma o coronel Alcântara.

Inauguração - Nesse sentido, até o final do ano será inaugurado no CLBI o Centro Vocacional Tecnológico (CVT- Espacial), que objetiva receber estudantes e despertá-los ao estudo de assuntos de interesses da área aeroespacial, além de capacitar professores para que disseminem o conhecimento em sala de aula.

“Queremos contribuir para que a sociedade local passe a ter outro olhar sobre as atividades espaciais brasileiras e amplie sua visão sobre as necessidades que o país tem de dominar cada vez mais as tecnologias do setor”, analisa o diretor.

Para marcar o aniversário da unidade, além da formatura militar, foram realizados outros eventos para congregar o público interno e a comunidade local. No dia 2, aproximadamente 300 militares e civis participaram de uma corrida de cinco quilômetros na Rodovia do Sol, que dá acesso ao Centro. No dia 5, houve apresentação de coral no Centro de Cultura Espacial e Informações Turística (Cceit), seguida da entrega do título ‘Amigos da Barreira’.

No dia 7, houve uma marcha de oito quilômetros, quando foram ministradas instruções militares de resgate na selva e de sobrevivência em regiões semiáridas. No dia seguinte, encerrando as festividades, a Banda de Música da Base Aérea de Natal executou um concerto no teatro de Parnamirim.

Fonte: FAB, via AEB.
.

Nenhum comentário: