quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Mais um foguete VS-31 Orion lançado com sucesso


Na tarde da última segunda-feira (19),foi lançado com sucesso a partir do Centro de Lançamento de Esrange (ESC), na Suécia, o foguete de sondagem VS-31/IO V02, transportando a carga útil O-STATES 2, formada por sensores óticos e elétricos, com massa de 206 kg, de uma instituição de pesquisas da Suécia.

O apogeu da missão foi de 243,6 km, com alcance de 71 km, conforme inicialmente previsto. Segundo informações divulgadas pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço, responsável pelo desenvolvimento e construção do VS-31 Improved Orion, "as condições científicas estavam perfeitas, os dados foram transmitidos e a carga útil recuperada."

Esta foi a segunda missão do VS-31 este mês. Em 2 de outubro, outro modelo do mesmo tipo de foguete foi utilizado num primeiro voo da missão O-STATES, que, grosso modo, tem por objetivo colher informações para um melhor entendimento do ambiente de alta atmosfera e desenvolver técnicas para sensoriamento remoto.
.

Um comentário:

Marcelo Boueri disse...

Parabéns engenheiros e demais do Setores Aeroespaciais envolvidos. Parabéns ao Pais irmão:Suécia. Viva o Brasil ! Viva a Suécia !