.
Curso promovido pelo AEB Escola capacita 65 professores em São José dos Campos (SP)
07/04/2009
Hoje, 7 de abril, os professores da rede municipal de educação de São José dos Campos (SP) receberão o certificado do curso “Astronáutica e Ciências do Espaço”. A cerimônia de entrega será realizada no Centro de Educação Empreendedora (Cedemp), na cidade paulista, e 65 professores receberão os diplomas referentes ao curso ministrado durante o ano 2008.
O curso realizado pelo programa AEB Escola da Agência Espacial Brasileira (AEB) tem como objetivo formar e capacitar professores que, por meio de palestras e oficinas, disseminam a ciência espacial entre os alunos do ensino fundamental. Em parceria com a Secretaria Municipal de educação o programa AEB Escola conseguiu, nos últimos três anos, capacitar 240 professores de ciências e geografia da rede pública.
Segundo a orientadora de Ciências da Secretaria de Educação, Elisa Saeta Farinha, a Formação Continuada de Professores oferecida pelo Programa AEB Escola tem a cara da cidade. “Muitos institutos de tecnologia estão localizados por lá. Os professores que frequentam as aulas e concluem o curso são verdadeiros disseminadores da ciência espacial”, diz.
A professora de ciências Delaine Wollmann Stefanescu, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otacília Madureira de Moura, participou do curso de formação e agora é uma das responsáveis pela realização da 1ª Semana de Astronomia e Astronáutica que será realizada na quela instituição de ensino. “Vamos trazer algumas pessoas do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para ministrar palestras e oficinas sobre lançamentos de foguetes, maquetes do VLS e sobre o Ano Internacional da Astronomia.”, explicou.
Fascinado pela área de sensoriamento remoto, o professor de geografia da Escola Dom Pedro de Alcântara, Leandro Pereira de Macedo, é categórico ao afirmar que o curso é uma excelente experiência para o profissional da educação. “Amplia o horizonte e nos motiva a lidar com um tema instigante que desperta o interesse de pessoas em todas as faixas etárias”, concluiu.
O impacto da formação dos professores é visível nas escolas. O professor Leandro usa o material recebido no curso em sala de aula. “O livro e o CD são muito bons, os alunos ficam empolgados com o material de áudio visual. Eles saem daqui dizendo que querem ser astronautas e pesquisadores. Se eu tivesse que fazer o curso de novo, eu faria, o conteúdo faz a diferença”, afirma.
Fonte: AEB
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário