domingo, 12 de abril de 2009

Um ano de Panorama Espacial

.
Há exatamente um ano, em 12 de abril de 2008, eu postava aqui a primeira nota do blog Panorama Espacial (veja aqui a primeira postagem). Desde então, foram 209 postagens, mais de 24 mil acessos de cerca de sessenta países, e dezenas de comentários. Números modestos, mas que superaram em muito as minhas expectativas iniciais.

A ideia de criar o blog surgiu em meados de março do ano passado e foi consolidada numa viagem que fiz ao Chile para a cobertura pela revista Tecnologia & Defesa da FIDAE 2008. Graças a duas desagradáveis experiências daquela viagem, o blog acabou por ter o modelo atual, que, assim entendo, lhe garante mais independência, dinamismo, ética e qualidade. Ética, aliás, é o princípio-chave pelo qual buscamos nos guiar. Buscamos sempre preservar nomes, apurar as informações e ouvir as outras partes, estando o blog sempre aberto à divulgação de opiniões divergentes.

Obrigado a todos os colaboradores, leitores, entrevistados e apoiadores! Foi um grande prazer estar de algum modo com todos vocês ao longo desse um ano.

Talvez, por causa de alguns projetos pessoais e profissionais, o blog sofra esse ano uma “desaceleração” no número de postagens, especialmente aquelas “exclusivas”, que exigem mais tempo para a sua produção. De qualquer jeito, continuarei buscando atualizá-lo na medida dos “melhores esforços”.

Seguindo a linha do “talvez”, talvez eu também amplie um pouco o foco do blog, desde o início voltado às atividades espaciais desenvolvidas na América Latina. Numa visão reconhecidamente “egoísta”, a ideia é eventualmente abordar alguns temas de interesse pessoal, como o mercado de lançamentos espaciais, negócios globais do setor, entre outros, logicamente que sem perder o foco. Enfim, são apenas algumas idéias... Opiniões serão muito bem-vindas.

André M. Mileski
.

Nenhum comentário: